AGÊNCIAS DA ONU EM ANGOLA

O Sistema das Nações Unidas trabalha como uma equipa, a fim de desenvolver a melhor estratégia de resposta às necessidades e planos nacionais. Embora cada agência tenha programas e projetos próprios, relacionados aos seus respectivos mandatos, a Equipa das Nações Unidas (UNCT – United Nations Country Team) tem como objetivo assegurar que esses programas desenvolvam esforços mútuos e ofereçam assistência coordenada e eficiente ao país.

A Equipa do País é presidida pelo Coordenador Residente das Nações Unidas. Esta equipa reúne-se mensalmente a fim de partilhar informação, traçar estratégias e coordenar o trabalho da organização em Angola. O grupo é composto por representantes das agências operacionais residentes e por outras agências não residentes das Nações Unidas com equipa activa no país.

Actualmente, a estrutura das Nações Unidas em Angola é composta pelo Gabinete do Coordenador Residente e 21 agências especializadas, fundos e programas, cujos representantes que compõem o UNCT (Equipa do País das Nações Unidas). Em Angola, há oito agências residentes: PNUD, UNICEF, UNFPA, ONUSIDA, OMS, FAO, OIM e ACNUR. Agências como UNESCO, PAM, e UN-Habitat são não-residentes, mas mantêm equipa no país. Outras agências como IFAD, UNCTAD, UNEP e UNDOC oferecem apoio mas não mantêm equipe fixa em Angola.

CONHEÇA MAIS: 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

EnglishFrenchPortuguese